top of page
  • Foto do escritorLeonice Mondello

5ª Semana do Hortifruti e 6ª Festa do Pimentão

Sucesso de público, negócios e inovações!


Foto tirada na 6ª Festa do Pimentão Itápolis


Os números comprovam a evolução deste importante evento do agronegócio do interior paulista: mais de 1200 participantes prestigiaram as palestras e dia de campo; ampliação de 30%, em relação ao ano anterior, da estrutura de estandes de produtos e serviços, reunindo 26 empresas – incluindo rede bancária para custeio rural – com a novidade da exposição de máquinas agrícolas.


O evento movimentou 4 dias no Bairro das Antas. Entre os dias 4 a 6/7 aconteceu a 5ª Semana do Hortifrúti, já no domingo (9/7) houve a Festa do Pimentão com um maravilhoso almoço, com renda revertida aos projetos sociais do Movimento Semear do Distrito de Tapinas. Iniciada em 2016, pela Casa da Agricultura e Sindicato Rural, a Festa do Pimentão esteve focada em dar visibilidade as alternativas de diversificação agrícola criadas para superar a crise da laranja enfrentada por Itápolis no passado e divulgar mais esta potencialidade do município.


Entre as inovações apresentadas para aumento da produtividade com mais rentabilidade em 2023, que inclusive ganharam destaque na mídia com a cobertura da TV Tem e da imprensa da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), destacaram-se a apresentação de uma Startup que desenvolveu um sistema de irradiação ultravioleta para controle de fungos, bactérias e vírus e a utilização de telas com nova tecnologia do controle de radiação solar que já comprovaram o aumento do controle de pragas e da produção.


A produção do cacau – novidade na região – foi abordada como nova opção de cultivo, manejo da soja, do pimentão e limão também estiveram na pauta das orientações trazidas por técnicos da CATI, do Fundecitrus e Ministério da Agricultura (Estação Aduaneira de Bauru).


Tornar a produção mais sustentável, atendendo as exigências do mercado, utilizando produtos biológicos e acompanhando os avanços para ser competitivo, estavam entre os objetivos do evento desenvolvido para apoiar o produtor rural, pela Casa da Agricultura, Sindicato Rural, CATI, FAESP-SENAR, Prefeitura Municipal, como estratégia de diversificação da cultura agrícola em Itápolis.


Em 2024, os organizadores já preveem um novo crescimento para Feira que ganhou imensa projeção neste ano, elevando o nome da agricultura e do turismo de Itápolis com mais uma edição de sucesso da Festa do Pimentão que já está no calendário de eventos oficiais do Município e do Estado de São Paulo.


Importância do Pimentão para Itápolis:


Você sabia que, anualmente, o pimentão movimenta R$ 20 milhões, com a produção de 300 mil caixas, em Itápolis gerando 120 empregos - maioria deles dentro da agricultura familiar!?


São 60 produtores rurais cultivando no munícipio que tem hoje uma grande diversificação da cultura agrícola, graças a este trabalho de orientação promovido aos agricultores que enxergaram que poderiam colher das terras itapolitanas muitas opções rentáveis que seguem sendo o destaque de nossa economia!


Fonte: Casa da Agricultura / Sindicato Rural





Comentários


bottom of page