top of page
  • Foto do escritorFelipe Andriotti

Desfile Cívico em Itápolis

161 anos de Itápolis e 100 de José Fortuna


Nesse domingo (22/10) Itápolis esteve em festa pelos 161 anos de existência do município, além de comemorar também o centenário do artista José Fortuna.


As comemorações aconteceram através do Desfile Cívico que, inicialmente, tinha como data revista para acontecer dia 20 de outubro, data correta do aniversário da cidade.


O evento teve que ser adiado pelo tempo chuvoso, mesmo assim a TVTEM se fez presente e diversas atrações foram apresentadas com foco no programa "Caravana TVTEM".


No desfile temático "José Fortuna 100 anos de história" estiveram presentes as autoridades militares e civis do município, o Tiro de Guerra da cidade, escolas estaduais e municipais, diversas instituições e clubes, além da apresentação de toda a frota municipal.


A cidade de Itápolis, além de ter trazido cada vez mais para si o título de Capital Nacional do Sorvete, também tem cultivado o orgulho de ter como conterrâneo José Fortuna.


Ele que foi compositor, cantor, escritor, ator e radialista, filho de imigrantes italianos, nascido em Itápolis.


O artista, em 40 anos de trajetória, escreveu mais de 2.000 músicas e gravou mais de 50.


No início de sua carreira como cantor, formou o Trio os Maracanãs, que se apresentaram inclusive na inauguração do Canal 5, hoje Rede Globo.


Não sendo destaque apenas com a música, José Fortuna escreveu mais de 42 peças de teatro e rodou todo o Brasil, além de alguns outro países da América do Sul com sua Companhia de Teatro Maracanã, sendo ele o ator principal de suas obras, a cia ficou conhecida como "os reis do teatro".


Além disso, o itapolitano também publicou mais de 40 livretos com seus versos e cordéis.


Inclusive, durante a inauguração da capital do país, Brasília, José Fortuna recebeu das mãos do presidente da república Juscelino Kubitschek um cartão de congratulação e mérito por sua composição "Sob o céu de Brasília", canção tida como hino inaugural da capital.


Toda a homenagem foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Itápolis, mas também pode ser conferido abaixo:




Comments


bottom of page