CER III Prefeito Júlio César Nigro Mazzo
Inauguração do CER III Mazzinho, realizada dia 25 de março de 2023.
Em uma cerimônia cheia de emoções e regada a lágrimas, na manhã de hoje (25/03) foi inaugurado na cidade de Itápolis o Centro Especializado em Reabilitação III, nomeado de CER III Prefeito Júlio César Nigro Mazzo.
O evento aconteceu na própria cede do novo centro, situado na Avenida Duque de Caxias, número 1.495, na Vila Santos.
Itápolis é o primeiro município com a população abaixo de 50 mil habitantes que recebe uma unidade CER, tudo isso só foi possível pelo empenho do então prefeito municipal Júlio César Nigro Mazzo, o Mazzinho, de buscar junto ao Governo Federal a realização dessa obra.
Foram mais de 10 anos de espera, porém as obras se encerraram e contam com: consultório de otorrino, sala de atendimento com cabine de audiometria, sala para exame complementar, consultório para fisiatria, ortopedia ou neurologia, sala para consulta de enfermagem, triagem, biometria, salão para cinesioterapia e mecanoterapia, box de terapias, banheiro individual para deficientes, consultório de neurologista, sala para seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, salas de estimulação precoce e trabalho em grupo adulto e infantil, sala de avaliação de fonoaudiologia e de enfermagem, fraldário adulto e infantil, sala de atendimento e estimulação individual adulto e infantil.
Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.
O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).
Para dar assistência às pessoas com deficiência, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial de referência e que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.
Presente em todos os estados brasileiros, o CER é organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação, como física, intelectual, visual e auditiva.
Os centros podem ser organizados das seguintes formas:
CER II: composto por duas modalidades de reabilitação;
CER III: composto por três modalidades de reabilitação;
CER IV: composto pelas quatro modalidades de reabilitação.
O atendimento no Centro Especializado em Reabilitação é realizado de forma articulada com os outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, por meio do Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolve a equipe, o usuário e a família.
Além disso, o CER pode constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional no campo da reabilitação por meio da educação permanente.
Para receber atendimento no CER Itápolis, o paciente deve ser encaminhado pelo médico da rede pública e o agendamento será feito via CROSS pela Secretaria de Saúde.
A unidade itapolitana atenderá as demandas de 5 cidades, sendo elas: Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa e Borborema, totalizando mais de 200 mil habitantes.
Na cidade das pedras o CER atenderá as seguintes áreas de reabilitação: auditiva, física e intelectual.
Confira abaixo algumas fotos e a cobertura completa realizada pela Primeira FM na edição do dia do Jornal da Manhã 99 (a partir de 58:11).